
Um elemento-chave do tabagismo, quão ruim é a nicotina?
Ultimamente, tem havido discussões crescentes sobre vaping e tabagismo e os pontos fortes da nicotina. Entre o interesse em cigarros com baixo teor de nicotina e as preocupações de descartáveis com alta concentração de nicotina encontrando seus caminhos para vapers menores de idade, muitas perguntas estão circulando. A nicotina é a coisa real com a qual devemos nos preocupar? A nicotina é a causa do câncer para fumantes? Isso, portanto, se traduz em vaping?
Dano da nicotina – o mal menor
A nicotina é um produto químico encontrado no tabaco que é altamente viciante e é comumente encontrado em cigarros ou suco de vape. Em doses suficientemente altas, a nicotina pode levar ao envenenamento e, em casos graves, até à morte. É importante notar que, com a disponibilidade de E-Liquids com altas forças de nicotina, o envenenamento por nicotina aumentou ao longo dos anos.
Então, como a nicotina nos afeta? A nicotina é um estimulante por causa de como ela estimula nossos corpos. Quando entra no sangue, faz com que as glândulas supra-renais liberem adrenalina para estimular o sistema nervoso central. Isso equivale ao aumento da pressão arterial, frequência cardíaca e respiração. A nicotina também estimula nossos cérebros imitando a dopamina, a substância química feliz que produzimos naturalmente.
Com o uso prolongado de nicotina, os receptores em nosso cérebro mudam, o que pode levar a sintomas de abstinência quando você deixa a nicotina. Esses sintomas desaparecem à medida que nossos cérebros se recuperam rapidamente, mas esses efeitos podem ser suficientes para levar muitos de volta ao tabagismo.
Há também estudos que sugerem que os fumantes são mais propensos a experimentar declínio cognitivo em comparação com os não fumantes. As alegações sugerem que a nicotina pode ser a causa disso, mas sabemos que fumar em si gera mais de 7.000 agentes cancerígenos nocivos, por isso não é possível destacar a nicotina como a causa raiz. Outro estudo analisou pacientes com Alzheimer que receberam nicotina para tratar potencialmente alguns de seus sintomas cognitivos. Observou-se que aqueles que receberam nicotina tiveram melhor desempenho em tarefas cognitivas e tiveram melhora cognitiva seis meses depois.
A maior quantidade de dano da nicotina é observada em menores de 25 anos. Até os 25 anos de idade, nossos cérebros ainda estão em desenvolvimento e qualquer coisa que interaja com o cérebro durante esse período pode causar sérios efeitos colaterais. Foi observado que a nicotina interfere em partes do desenvolvimento do cérebro, mesmo que eles parem de fumar mais tarde.
O problema com os estudos sobre os danos da nicotina
Muitos estudos que investigaram os efeitos da nicotina, infelizmente, não diferenciam o uso de nicotina e o tabagismo. O problema que isso causa é uma visão pouco clara dos efeitos adversos da nicotina. Claro, isso não quer dizer que não haja nenhum, mas é amplamente entendido que fumar e os agentes cancerígenos produzidos pelo fumo são os aspectos mais prejudiciais dos cigarros.
Além do fato de que fumar envolve inalar fumaça que contém monóxido de carbono, que é absorvido pelos pulmões para a corrente sanguínea, também existem centenas de agentes cancerígenos causadores de câncer.
Por que parar de nicotina deve ser seu objetivo
É inegável que parar de fumar fará diferença para sua saúde, e o mesmo pode ser dito para parar de fumar também. Mudar para o vaping ajuda a cortar os cigarros, pois o vaping ainda satisfaz os desejos de nicotina. A própria nicotina pode causar alguns efeitos indesejados, como frequência cardíaca elevada, nervosismo, dores de cabeça, redução do apetite e muito mais. Existem também alguns efeitos positivos, como aumentar a concentração e diminuir a tensão, mas se estes superam os contras é com você.
Com o vaping, existem produtos disponíveis que permitem gerenciar sua ingestão de nicotina, como o uso de shortfills. Esses tipos de E-Liquids com zero nicotina significam que você pode misturar uma dose de nicotina para criar um suco vape de menor força. E ao diminuir a quantidade/força da injeção de nicotina, você pode diminuir a força geral e, eventualmente, abandonar a nicotina.
Se você acha que precisa de mais ajuda para parar de fumar e nicotina, não se preocupe, existem lugares e pessoas que podem ajudar. Se você prefere parar de fumar ou usar uma ajuda para parar de fumar, como vaping, fale com o serviço local de parar de fumar do NHS ou com o seu médico de família para saber mais.